segunda-feira, 14 de março de 2011

PALESTRA PARA OS CALOUROS DA UNIPAMPA

Acabo de chegar da Escola XV de Novembro, onde proferi palestra aos novos alunos que estão ingressando na Unipampa - Campus São Gabriel.
Não sei se a platéia gostou, mas eu amei a experiência. Cada vez mais me convenço de que sou vocacionada para o magistério - mas com vocação ainda maior para as peleias do Ministério Público, fico onde estou, que as batalhas são muitas e urgentes.
Quando convidada, me solicitaram que abordasse um tema que envolvesse cidadania, ética...
No final de semana fiquei pensando e preparando o que levaria àquela juventude, recém ingressando em cursos tão ligados à temática ambiental.
Daí que decidi pelo tema, cujo post anterior já definia minhas idéias: ética ambiental.
Fui ao encontro daqueles jovens apreensiva com a novidade do tema (minhas palestras já preparadas são outras), mas não fui sozinha. Comigo levei Rubem Alves, Leonardo Boff, Fernando Pessoa e José Saramago. Levei também muita esperança na alma, e o coração repleto de sonhos.
Apresentei o vídeo "A história das coisas", e para não cansar os alunos que já haviam assistido outra palestra antes (jovens são sempre inquietos) só fiz referência aos vídeos da "Carta da Terra", indicando o blog para quem tivesse interesse em assistir.
No meu sonho, cada um daqueles jovens vai passar a ver o mundo com outros olhos.
Olhos mais solidários, mais justos, mais humanos.
É só um sonho? Talvez não.

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

(Fernando Pessoa, in Tabacaria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário