Agora começou pra valer outro eixo do projeto, que eu particularmente considero o mais importante: o da prevenção.
Com palestras dirigidas aos pais e também aos adolescentes, dei início, na semana que passou, a uma campanha de conscientização quanto à importância da presença do pai na vida dos filhos.
Inspirada no projeto do colega Promotor de Justiça Charles Emil Machado Martins, com sua campanha "Pai:Presente!", sucesso em São Sebastião do Caí, e também baseada no trabalho do psiquiatra Sérgio de Paula Ramos, cuja palestra assisti há algum tempo, na internet, intitulada "Drogas e Violência na Adolescência: onde está o Pai?" com uma abordagem fantástica sobre a importância da função paterna, estruturei uma abordagem para conscientizar os pais acerca da importância da participação dos pais - biológicos ou afetivos - na vida de seus filhos, especialmente na vida escolar, interagindo com os professores, impondo limites e incentivando os filhos.
Quanto aos adolescentes, o objetivo foi mostrar o potencial destrutivo das drogas, demonstrando a eles que a liberdade é o bem maior em xeque - haja vista que a dependência química leva à adicção, termo sinônimo de escravidão. Um vídeo contendo reportagens e depoimentos de viciados em crack foi mostrado aos alunos, causando impacto e reflexão. Tendo informação sobre o real efeito das drogas, os adolescentes são livres para fazer a melhor escolha para o seu futuro.
Durante a palestra, houve ainda um "sorteio" das camisetas da campanha da AMPRS - "Crack: Ignorar é o seu vício?", aos alunos que soubessem determinada resposta, e se dispusessem a respondê-la no microfone.
Foi um sucesso!
Eu, pelo menos, amei.
DAS UTOPIAS
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!
Espelho Mágico - Mário Quintana
Nenhum comentário:
Postar um comentário