sábado, 10 de julho de 2010

O SUCESSO DO CONICRACK


Terminou ontem o Congresso  Internacional Crack e Outras Drogas , depois de três dias de Conferências , Painéis , Exposições e debates.
No meu entendimento, foi um SUCESSO.  Não só pela Organização do Evento, primorosa , mas também pelo elevado nível dos conferencistas e painelistas, que muito acrescentaram ao debate, trazendo importantíssimas contribuições c esse tema tão inquietante.
Faço ressalva somente à conferência de abertura , proferida pelo Ministro Gilmar Mendes,  que prefiro classificar , sucintamente, como lamentável.
Todas como demais, no entanto, superaram minhas expectativas, de forma que o Presidente do STF logo foi esquecido  em suas palavras desencontradas .



Comovente também foi a apresentação do Projeto Vila Lobos , formado por uma orquestra adolescente, regida Pela coordenadora do Projeto, Cecília Rheingaintz Silveira. Os quarenta adolescentes fizeram o público de aproximadamente 1.200 Pessoas , que lotavam o Salão de Atos da UFRGS, aplaudir em pé a belíssima apresentação.




O Psicólogo mexicano, Dr. Huesca, que também assistia à abertura do Evento e se encontrava sentado ao meu lado, com sua sabedoria e larga experiêncai no tema vaticinou : "essa é a melhor prevenção ao uso de drogas"(em espanhol, que aqui traduzo livremente), referindo-se aos programas sociais envolvem os jovens resgatando  sua auto estima, e além disso ensinando-lhes uma profissão .


( Quem me encontrar na foto vê ao meu lado o Dr. Huesca - e ao lado dele o Dr. Lugoleos , ambos palestrantes do Conicrack , vindos do México para o evento)



O presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul - AMP/RS (na foto, acima), Marcelo Dornelles, e toda a equipe que organizou o evento, estão mesmo de parabéns.
Reunir num único evento pessoas ligadas a todas as áreas envolvidas com o crack e as outras drogas, tais como prevenção, repressão e tratamento, para um debate amplo, além da exposição de modelos que estão sendo aplicados, com seus erros e acertos, em outros Estados e Países, é um passo significativo para encontrar o caminho para um ideal que foi mencionado no Congresso:"uma sociedade livre dos danos causados pelas drogas".
A epidemia do crack, e seus danos sociais, fizeram com que a sociedade clamasse por socorro. A AMP/RS, de forma pioneira, lançou a campanha 'CRACK:INGNORAR É O SEU VÍCIO?', e há um ano vem promovendo ações na busca da mobilização social e das autoridades em torno do tema. Os resultados foram mostrados num vídeo apresentado logo na abertura do evento, que inclusive mostrava o exemplo de São Gabriel, em que o PROJETO SÃO GABRIEL CONTRA O CRIME tem mostrado resultados positivos, haja vista o engajamento de toda a comunidade no Projeto.
A cidade de São Gabriel foi apresentada àquele público de aproximadamente 1.200 pessoas como um referencial de comunidade que apoia as ações de combate à criminalidade e incentivo aos projetos sociais (como o PROJETO RECOMEÇAR).
É um exemplo a ser replicado.














Nenhum comentário:

Postar um comentário