sábado, 31 de outubro de 2009

AMP/RS e UFRGS unem esforços contra as drogas

A Associação do Ministério Público do RS e a UFRGS firmaram nesta segunda-feira (26), Termo de Cooperação Técnica para somar esforços visando combater o tráfico e consumo de drogas, assim como seus desdobramentos junto à sociedade. A solenidade realizada no Salão Nobre da Reitoria contou com as presenças do presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, do vice, Mauro Souza, do reitor Carlos Alexandre Netto, e do diretor do Centro de Drogas e Álcool da UFRGS, Flávio Pechansky, além de integrantes da Administração Central da Universidade e do Ministério Público gaúcho.




O estudo de prevalência e padrões de consumo de crack e as pesquisas clínicas com usuários são iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Os primeiros resultados serão apresentados em maio de 2010, durante um congresso internacional sobre crack, na Capital.


Marcelo Dornelles destacou a escassez de dados científicos para subsidiar a adoção de medidas capazes de enfrentar o problema. "Há muitas pessoas falando sobre drogas, mas com poucas informações técnicas", observou. O presidente da AMP/RS, acredita que o pioneirismo da parceria seja repetido em outras regiões. "Estamos preparando um congresso internacional, onde vamos selecionar casos, não só os do Estado, mas também os melhores exemplos que deram certo no combate e prevenção às drogas", completou Dornelles.

O Reitor Carlos Alexandre Netto enfatizou o empenho em conjugar esforços em torno do tema e o ineditismo da parceria. "Poder reunir, internamente, todos os grupos de pesquisa que trabalham nessa área, tanto na medicina, como na psicologia, ciências humanas, na faculdade de educação, isso é o novo", observa o reitor.


Conforme Pechansky, o crack é uma droga nova, que está causando males muito graves a toda a sociedade. Logo depois do ato formal de assinatura, foi realizada a primeira reunião de trabalho entre representantes da AMP/RS e da UFRGS.






Nenhum comentário:

Postar um comentário